Descrição
Aprenda a gerenciar e controlar os custos nas organizações, utilizando ferramentas e técnicas de gestão eficazes. Compreenda a classificação dos custos, sistemas de custo, análise de custo-volume-lucro e tome decisões estratégicas. Inscreva-se e aprenda sua habilidade em análise de custos!
Objetivo
Capacitar os participantes a compreender e aplicar os conceitos e técnicas de gestão de custos nas organizações. O curso aborda a classificação dos custos, sistemas de custo, ferramentas para gestão de custos, formação de preços e gestão estratégica de custos. Os participantes desenvolverão habilidades para análise de custo-volume-lucro, administração de gastos, tomada de decisões e análise de desempenho.
Competências
Análise de Custos pode ser definido de diversas formas, mas se resume como técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos ou dos serviços, gerando informações para os usuários interessados que serão base para as tomadas de decisões.
Habilidades desenvolvidas
Os alunos devem desenvolver habilidades para gerar e analisar relatórios de custos para o processo de tomada de decisão gerencial com base nas informações econômicas, financeiras e de produção.
Área de atuação
Indicado para quem quer trabalhar na área de Ciências Contábeis como Assistente ou Analista de Custos.
Matriz Curricular
Unidade 1 – CONTABILIDADE DE CUSTOS: CONCEITOS E SUA GESTÃO
- Introdução à gestão de custos;
- Classificação dos custos e das despesas;
- Elementos formadores do custo de produtos e serviços;
- Materiais.
Unidade 2 – SISTEMAS DE CUSTEIO
- Sistemas de custeio;
- Sistema de custeio por absorção;
- Sistemas de custeio ABC;
- Sistema de custeio variável.
Unidade 3 – FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE CUSTOS
- Análise de custo x volume x lucro;
- CVL simples e CVL composto;
- Administração de gastos e decisões;
- Formação de preços.
Unidade 4 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
- Gerenciamento do custeio ABC;
- Análise de margem de contribuição;
- Considerações sobre a relação CVL;
- Análise de desempenho.